B U S C A R

terça-feira, 5 de maio de 2009

Leia: *INDEPENDÊNCIA MANIFESTO*

  Imagine o pintor. Imagine a tinta, o pincel e a tela. A criatividade, a inspiração e a arte. O propósito, o profeta, e, enfim, o produto. Imagine o custo da tinta, o desgaste da arte e a visão do profeta. Agora cogite o fato do mesmo artista pagar para pintar, não pagar o preço da tinta ou da tela, nem mesmo o pincel, pagar pelo ato de poder pintar e ter sua obra vista... Ridículo?
  É assim que a (indústria da) música "independente" gira suas pequenas engrenagens, lubrificadas pelo sangue de artistas verdadeiros e abastecida pelo dinheiro de bandas dispostas a pagar o preço do abuso, máquinado e estabelecido por produtores e organizadores que não visam nada além do lucro fácil. Essa é a razão de tantas bandas ruins (sim, dizemos ruins por aqui) tocarem tanto e bandas boas tocarem tão pouco, para entrar em um grande festival de música do naipe do "ABC PRÓ HC" (conhecido no Brasil) não é necessário nem sequer enviar um CD demo, não é necessário, de fato, nem possuir músicas de autoria própria, você só precisa pagar o preço do horário para estar lá, expondo sua arte (que não precisa ser boa). Enquanto em festivais menores você é OBRIGADO a comprar uma quantia X de convites pagando antecipado, e vendê-los, se concluir a venda o dinheiro será seu novamente, porém o que se esconde por trás das cortinas é o fato de que: em um festival de pequeno/médio porte em que são colocadas para tocar em média 10 bandas de abertura, cada uma vendendo cerca de 30 convites, a concorrência é tão grande que se torna sufocante, e no final das contas você está sim, pagando para tocar, e mesmo que não, me diga como uma banda que está começando conseguiria vender com tanta concorrência?
  O que precisamos fazer é nos valorizar e valorizar nossa arte, afinal, somos artistas, do mais baixo nível até o mais sofisticado, porém somos artistas. Não se venda por pouco, não pague para tocar, não aceite ser abusado, o público está lá para te ver, e não o oposto!
   Boicotem, divulguem, criem uma fortaleza de refugiados e excluídos do sistema abusivo e elitista da rima-por-pão.
  Todo artista que aderir a esse manifesto será sempre lembrado por nós e todos que concordam com ele para sempre, e por nós será apoiado da maneira que precisar!
  Uni-vos, para a arte, pela arte!
  Sintam-se à vontade para utilizar e alterar esse manifesto da maneira que lhes convir, porém não desvirtuem sua essência.

NÃO PRECISAMOS DE VOCÊS!!

__________________________________________________
*retirado do MySpace da banda "The Sams"

2 comentários:

  1. aqui em BH tá rolando isso nos ultimos meses com mais força.cada vez mais bandas pagando pra tocar,tendo que vender ingressos e coisas do tipo.
    Existe uma comunidade no orkut que faz um protesto contra esse tipo de cena,vou deixar o link pra quem se interessar saber mais.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55977460

    ResponderExcluir
  2. aeeee... valeu pela comunidade... coloquei nos links

    ResponderExcluir

GOSTOU??? ENTÃO COMENTE!!!